sexta-feira, 20 de junho de 2008

PENSAMENTOS DE TEILHARD DE CHARDIN - 2

"Esperança é o que precisamos para que nossa alegria seja completa."

"Todos os sofredores da Terra juntando seus sofrimentos para que a dor do Mundo se torne um grande e único ato de consciência, de sublimação e de união: (...) uma das mais altas formas da obra da Criação"

"Não é de "tête-à-tête", nem de corpo a corpo, é de coração a coração que temos necessidade."

"Amar a Deus não somente 'de todo o seu corpo e de toda a sua alma' mas de todo o Universo em evolução"

"Concebo um novo movimento que aglutina as energias progressivas da Terra no seguinte
programa: universalismo, futurismo (ou fé na renovação da Terra) e personalismo"

"Bendita sejas, áspera Matéria, gleba estéril, duro rochedo, tu que não cedes senão à violência e nos obrigas a trabalhar se quisermos comer. Bendita sejas, perigosa Matéria, mar violento, indômita paixão, tu que nos devoras, se não teaprisionamos. Bendita sejas, poderosa Matéria, Evolução irresistível, tu que, fazendo estourar a cada instante os nossos esquemas, nos obrigas a buscar a Verdade sempre mais além. Bendita sejas, universal Matéria, Duração sem limites, Éter sem margens".

"Triplo abismo das estrelas, dos átomos e das gerações Tu que, ultrapassando e dissolvendo nossas estritas medidas, nos revelas as dimensões de Deus".

"Eu creio que o Universo é uma Evolução. Eu creio que a Evolução vai para o Espírito. Eu creio que o Espírito, no Homem, se conclui no Pessoal. Eu creio que o Pessoal supremo é o Cristo-Universal"

"A única religião daqui por diante possível para o Homem é aquela que lhe ensinará, primeiro, a reconhecer, amar e servir apaixonadamente o Universo do qual ele faz parte"

"Como acontece aos meridianos ao se aproximarem do pólo, Ciência, Filosofia e Religião convergem necessariamente nas vizinhanças do Todo"

"Temos apenas que crer. Em seguida, pouco a pouco, veremos o horror universal descontrair-se e sorrir para nós."

"Há momentos em que tenho a impressão de ser um desses passarinhos que se vê turbilhonar com um vento forte. As forças espirituais são de um poder e de um mistério ainda maiores do que as forças da Matéria."

"Aquele que amou apaixonadamente a Jesus escondido nas forças que fazem morrer a Terra, a Terra, desfalecendo, abraçá-lo-á maternalmente em seus braços gigantes, e, com ela, ele despertará no seio de Deus."

"A caminhada da Humanidade, prolongando a de todos os seres vivos, desenvolve-se
incontestavelmente no sentido de uma conquista da matéria, posta a serviço do Espírito,... o Pensamento aperfeiçoando artificiosamente o próprio órgão de seu pensamento, a vida retomada para adiante sob o efeito coletivo de sua Reflexão."

"Como lemos em São Paulo e em São João, lemos também que criar, construir e purificar o mundo é, para Deus, unificá-lo, unificando-o organicamente consigo mesmo. Como Ele o unifica? Imergindo-se parcialmente nas coisas, tornando se 'elemento'; e depois, dessa posição vantajosa no coração da matéria, assumindo o controle e a direção do que chamamos de Evolução. O Cristo, princípio da vitalidade universal tendo Se manifestado como Homem entre os homens, colocou-Se na posição (sempre mantida) de englobar sob Simesmo a ascensão geral das consciências nas quais Ele se inseriu. Através do ato perpétuo de comunhão e de sublimação, Ele agrega para Si mesmo o psiquismo total da Terra. E, quando Ele houver reunido tudo e tudo transformado, Ele tornará a se fechar sobre Si mesmo e Suas conquistas para retornar enfim, em um gesto final, ao lugar divino de onde Ele nunca saiu. Então, como nos disse São Paulo, Deus será Todo em tudo. É a expectativa deuma unidade perfeita, mergulhada na qual cada elemento atingirá sua consumação ao mesmo tempo que o Universo. O Universo se realizando em uma síntese de centros em conformidade perfeita com as leis da união. Deus, o Centro dos centros. Nessa visão final, o dogma do Cristianismo se culmina. E tão exatamente, tão perfeitamente essa culminação coincide com o Ponto Omega, que, sem dúvida, eu não teria jamais me aventurado a antecipar Sua visão, ou formulado a hipótese racionalmente, se, em minha consciência de crente, eu não houvesse encontrado, não apenas seu modelo especulativo, mas também sua realidade viva."

"Por mais longe que eu remonte na minha infância, nada me aparece de mais característico, nem de mais familiar, no meu comportamento interior, que o gostoou necessidade irresistível de algum Único Suficiente e Único Necessário. Para estar completamente à vontade, para ser completamente feliz, para saber que existe Algo de Essencial, do qual tudo mais não passa de um acessório, ou um ornamento. Sabê-lo e gozar interminavelmente da consciência dessa existência".

"O grande acontecimento de minha vida foi a gradual identificação de dois sóis no céu de minha alma, sendo um o ápice cósmico postulado por uma evolução generalizada do tipo convergente e outro constituído pelo Jesus da fé cristã"

"Tudo tentar e tudo impelir até o extremo na direção da maior consciência - eis a lei geral e suprema da moralidade num Universo reconhecido em estado de transformação espiritual. Limitar a Força (Energia e Amor) - a menos que seja para assim obter mais força ainda, eis o pecado."

"Senhor, já que (...) eu não tenho pão, nem vinho, nem altar, elevar-me-ei, acima dos símbolos, até a pura majestade do Real e vos oferecerei, eu, vosso sacerdote, sobre o altar da Terra inteira, o trabalho e a fadiga do Mundo".

"Encerrai-me, Senhor, no mais profundo das entranhas do vosso coração. E, quando aí me tiverdes, abrasai-me, purificai-me, inflamai-me, sublimai-me, até a satisfação perfeita de vossos gostos, até a mais completa aniquilação de mim mesmo"

"Matéria, Vida e Energia: as três colunas de minha visão e de minha felicidade interior"

"Cada um de nós, quer queira quer não, liga-se, por todas as suas fibras materiais, orgânicas e psíquicas, a tudo que o circunda"

"Cada indivíduo carrega em si algo de todo o interesse final do Cosmo"

Nenhum comentário: